Cortando Custos com o Uso do CEP

O ativo mais valioso de qualquer organização são seus clientes, e entenda-se por cliente qualquer pessoa física ou jurídica que consuma um produto ou serviço da organização em questão.

Apesar do alto valor, a infinidade de processos para captura das informações que irão compor o cadastro de clientes, faz com que a qualidade dos dados inseridos nos sistemas seja mediana.

Sendo o endereço componente importante na comunicação com o cliente, a baixa qualidade dessa informação gera perdas em todos os processos que dependem dele:

  • Mala direta promocional
  • Envio de boletos de cobrança
  • Envio de produtos adquiridos
  • Aprovação de crédito e ou seguro
  • Estudos de geomarketing, etc…

Na impossibilidade de melhorar a qualidade do endereço em tempo de entrada de dados, já que isso cria problemas de produtividade para digitadores e atendentes de telemarketing, ações simples envolvendo o CEP do endereço podem gerar ganhos consideráveis em termos de processo e mesmo financeiros.

Mas o que é CEP e qual sua Finalidade?

O Código de Endereçamento Postal é um conjunto numérico constituído de oito algarismos, cujo objetivo principal é orientar e acelerar o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de objetos Read more

CEPS – Julho/2014

Atualização de Julho de 2014

Processo de Auditoria de Endereços recebe atualização da Base de CEPs, com mais  de 959.000 registros de CEP válidos em todo o país aumenta o leque de endereços verificáveis para fins de postagem e geoprocessamento. Adicionalmente o processo passa a contar com um arquivo de referência de 80.000 logradouros que tiveram o nome alterado nos últimos anos, como por exemplo:

Cidade
Nome Antigo
Nome Novo
RIO DE JANEIROAV SERNAMBETIBAAV LUCIO COSTA
ARACATUBAR PORTO SEGUROR JULIO PRESTES
MACEIOR JOSE CARDOSO FILHOR VEREADOR MIRONILDES VIEIRA PEIXOTO
PALMASACSV SE 92906 SUL AVENIDA LO 33
FRANCO DA ROCHAR SETER COPO DE LEITE

Como resultado dessa nova característica há uma melhoria significativa no número de endereços recuperáveis, na medida em que a alteração no nome dos logradouros afeta a validação de endereços de cliente cadastrados antes que alteração constasse nos arquivos de CEP dos Correios.

O processo de auditoria é feito através da comparação do endereço e CEP informados em comparação com a base de referência do Guia Postal Brasileiro.

Os endereços são processados de forma a identificar as porções tipo, nome, número e complemento do endereço, que então são processado através de uma série de algoritmos até identificar um único logradouro correspondente na base de referência.

Este endereço é retornado de forma padronizada para o arquivo original e endereços não validados são identificados de forma a não serem utilizados antes de passar por uma validação adicional.

Como resultado final os dados de endereçamento ficam adequados para ações de marketing e cobrança que se utilizem de postagem, facilitam os processos a servem executados em aplicativos de logística e geo-marketing e já podem ser padronizados para envio a sistemas de cobrança, bancários (CNAB-400) ou fiscais (SPED).

« Older Entries