Cortando Custos com o Uso do CEP

O ativo mais valioso de qualquer organização são seus clientes, e entenda-se por cliente qualquer pessoa física ou jurídica que consuma um produto ou serviço da organização em questão.

Apesar do alto valor, a infinidade de processos para captura das informações que irão compor o cadastro de clientes, faz com que a qualidade dos dados inseridos nos sistemas seja mediana.

Sendo o endereço componente importante na comunicação com o cliente, a baixa qualidade dessa informação gera perdas em todos os processos que dependem dele:

  • Mala direta promocional
  • Envio de boletos de cobrança
  • Envio de produtos adquiridos
  • Aprovação de crédito e ou seguro
  • Estudos de geomarketing, etc…


Na impossibilidade de melhorar a qualidade do endereço em tempo de entrada de dados, já que isso cria problemas de produtividade para digitadores e atendentes de telemarketing, ações simples envolvendo o CEP do endereço podem gerar ganhos consideráveis em termos de processo e mesmo financeiros.

Mas o que é CEP e qual sua Finalidade?

O Código de Endereçamento Postal é um conjunto numérico constituído de oito algarismos, cujo objetivo principal é orientar e acelerar o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de objetos de correspondência, por meio da sua atribuição a localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, orgãos públicos, empresas e edifícios.

A finalidade do CEP é racionalizar os métodos de separação da correspondência por meio da simplificação das fases dos processos de triagem, encaminhamento e distribuição, permitindo o tratamento mecanizado com a utilização de equipamentos eletrônicos de triagem.

(http://www.correios.com.br/para-voce/precisa-de-ajuda/o-que-e-cep-e-por-que-usa-lo/estrutura-do-cep/imagens/estrutura_1.gif,
acessado em 16/10/2014)

Por definição o CEP é um código numérico, mas por boa prática deve ser definido dentro do sistema como texto pois, o zero a esquerda nos CEPs da Região Metropolitana de São Paulo é relevante.

Se a coluna for definida no banco de dados como número, ao ser transferido para um sistema externo e eventualmente alinhada a esquerda, pois o zero inicial foi perdido, o correto processamento do endereço passa a depender da interferência humana, o que no pior dos casos vai ocorrer apenas no final do processo gerando um retrabalho com todas as consequências conhecidas em termos de prazos e custos.

Existem algumas verificações rápidas que podem ser feitas na informação do CEP e que permitem excluir o registro do cliente de um processamento, ou mesmo identificar e separar aqueles endereços que devem passar por um processo de qualidade.

1) Verifique o tamanho do campo, se for inferior a 8 dígitos o endereço deve ser marcado para tratamento e/ou excluído de processos que dependam do endereço físico do cliente.

2) Verificar se o CEP existe. Esta verificação pode ser através de um acesso direto ao site dos correios, através de um webservice ou fazendo uma carga dos CEPs válidos que o Correio disponibiliza através do licenciamento do DNE.
No caso de optar pela carga dos dados é necessário prever rotinas de atualização dos mesmos, pois a base de referência é alterada no mínimo a cada três meses com a inclusão, exclusão e alteração de número razoável de CEPs em cada operação.
Além disso, é necessário certificar-se fazer a carga todos os CEPs, pois eles estão espalhados por diferentes tabelas do DNE ( Diretório Nacional de Endereços ).
Com ou sem a verificação da existência do CEP é adequado efetuar outras checagens, já que o CEP existir não garante que ele esteja correto para o endereço em processo.
Uma verificação completa é difícil de ser executada em função dos diversos processamentos que devem ser executados para validação do CEP no endereço, além de ser normalmente demorada, mas alguns testes adicionais eliminam os problemas mais grosseiros:

3) O CEP informado está dentro da faixa válida para o estado? O CEP 01220000 existe, mas se o endereço for no Rio de Janeiro temos um problema, pois o correio define que os CEPs válidos para o estado do Rio devem estar no intervalo de 20000000 a 28999999.

Mapa CEPs Brasil

http://www.correios.com.br/para-voce/precisa-de-ajuda/o-que-e-cep-e-por-que-usa-lo/estrutura-do-cep
(acessado em 16/10/2014)

4) O CEP informado está dentro da faixa de CEPs da cidade informada? O CEP 01220000 existe, mas se o endereço for em Santo André é o mesmo caso do exemplo anterior, a faixa de CEPs válidos para Santo André vai de 09000001 a 09299999.
Evidente que aqui a coisa já complica um pouco, pois a grafia no nome da cidade pode estar incorreta, ou abreviada e ainda é necessário verificar o caso de cidades com mais de uma faixa de CEPs.

5) Se o CEP existe, ele esta alocado corretamente no estado e na cidade ainda resta identificar o tipo do CEP cadastrado, permitindo aplicar outras regras no tratamento deste cliente especifico. O Correio define os seguintes tipos de CEP:

  • CEP de Cidade
  • CEP de Logradouro
  • CEP Especial
  • CEP Promocional
  • CEP de Agências do Correio (Caixa Postal)
  • CEP de Caixa Postal Comunitária

CEPs promocionais, de agência ou de caixa postal somente podem ser utilizados de forma criteriosa, servem ainda como indicador de problemas futuros na cobrança de um crédito, na concessão de um seguro ou mesmo no envio de um cartão de crédito, a não ser é claro que o cliente seja funcionário do Correio e o CEP esteja atrelado ao endereço comercial.

Estes são procedimentos básicos para agregar qualidade e economizar custos diretos e indiretos em processos que se utilizem de endereçamento, eliminando os endereços mais problemáticos, ou direcionando-os para tratamento e recuperação em processos externos.
O CEP correto também agiliza processos de geo localização, pois os softwares de mapeamento podem utilizar a esta informação para melhorar o nível de no processo de localização da latitude e longitude de um endereço.

Como tudo o mais em processos de TI a qualidade da informação inserida no sistema tem influência direta nos resultados que podem ser obtidos pelos sistemas, em tempos de bigdata não podemos deixar de lado a qualidade dos dados e as boas práticas na coleta de informações, pois a conta final é salgada seja nos custos diretos ( uma postagem simples custa R$ 1,30) ou indiretos como posições de atendimentos extras, perda de prazos, e outros.

Reinaldo Neves
2014-10-16 - 20:27:27